quarta-feira, 21 de maio de 2008

A história das coisas

A consciência ambiental das sociedades aumenta de dia para dia, pelo que vejo à vinha volta. Estamos a atingir uma situação em que é impossível ficar indiferente aos alertas dos especialistas da área, que se tornaram perfeitamente consensuais. Os sinais na sociedade vêm também de cima, de governos e grandes empresas, para alguns ainda insuficientes, para outros na medida do possível. São alterações que não podem operar-se instantaneamente; terão uma implantação gradual, mas querem-se ao ritmo mais rápido possível.

Acredito que temos motivos para estar optimistas. Os ambientalistas fazem o seu papel, erguem e agitam os braços na ávida tentativa de chamar mais atenções para esta causa global. Devemos-lhes isso. Mas, aparentemente, temos ainda tempo para inverter a tendência negativa, se seguirmos e acelerarmos o caminho que estes sinais apontam.


Com uma ressalva para a necessidade de evitar exageros desesperados, recomendo o excelente vídeo que se encontra no sítio “The story of stuff”, um alerta exemplar para estes assuntos. Como diz, no vídeo, Annie Leonard o actual estado de coisas não é irreversível, não foi estabelecido pela natureza mas antes por nós próprios. Cabe-nos agora reconhecer o erro e corrigi-lo. Antes que seja tarde!

Já agora, aproveito para chamar a atenção para a agência criativa responsável pela produção do vídeo, a “Free Range Studios”. Preocupam-se com coisas importantes, merecem, sem dúvida, que se dê uma vista de olhos à página deles.

Sem comentários: